Teoricamente, sim. Qualquer profissional habilitado como contador(a) consegue fazer o serviço que os profissionais PJ demandam.
Porém, hoje existem alguns contadores que são mais adequados a este público do que outros. E existem até aqueles que são especializados em profissionais PJ.
Hoje, a oferta de serviços contábeis está segmentada em três principais grupos:
- Tradicionais: escritórios de contabilidade que sempre existiram, e atendem qualquer tipo de cliente, sem especialização num segmento. Costumam manter relação próxima com os clientes;
- Contabilidade Digital – aplicativos que buscam usar a tecnologia para massificar seus processos operacionais e comerciais. Costumam atender qualquer tipo de cliente, mas não oferecem um contato tão próximo. Sendo assim, os clientes só podem tirar suas dúvidas em Wiki’s, chatbots e chamados;
- Contabilidade especializada em PJ’s assalariados – especializada no nosso nicho, e às vezes em profissões específicas. Geralmente usam tecnologia para alavancar seus processos. Pode ou não dar um atendimento com proximidade ao cliente.
A Contrato PJ Serviços foi a primeira contabilidade tipo 3 do Brasil. Desde 2015 já abriu mais de 3.000 CNPJ’s para profissionais assalariados.