Diferente de quem tem carteira de trabalho assinada, o profissional PJ não tem acesso a certos benefícios nem assistência público, pois não é considerado um “empregado”, mas sim um “empresário” diante da Lei.
Sendo assim, é coerente que o salário do PJ passe por uma compensação justa. O vídeo abaixo mostra duas formas de converter um salário CLT para PJ.
Além das explicações do vídeo, você pode baixar nossa Calculadora CLT x PJ, que mostra com exatidão como ficam os seus impostos em cada regime.
Baixe agora nossa Calculadora CLT x PJ, para saber exatamente quanto imposto vai pagar no regime PJ. E quanto pedir a mais no salário.
Custos de um salário CLT
Analisando os custos para empregar um funcionário CLT, vemos que o valor de impostos e encargos a serem pagos para o Governo pode chegar até três vezes o salário do trabalhador.
Este custo varia conforme o ramo da empresa, tamanho, regime de apuração de lucros e sindicato de classe.
O patrão se beneficia por não possuir vínculo empregatício com o contratado: além de pagar mais e gastar menos, elimina tarefas burocráticas que não agregam nada ao negócio.
O profissional contratado como PJ, por sua vez, precisa ter disciplina, organização e uma boa administração pessoal.
Ele será o único responsável por estabelecer e manter uma poupança anual (para sacar no fim do ano caso deseje ter um 13º salário), um fundo de garantia pessoal (para fazer o papel do FGTS, em caso de demissão) e pagar seus encargos para o INSS, citando alguns exemplos.
Essa noção é importante para que o cidadão garanta sua estabilidade e possa assegurar seu o futuro.
Como toda essa provisão precisa vir diretamente do salário de cada mês, o mercado costuma pagar aos PJ salários brutos mais altos do que aos CLT’s.
A economia do patrão varia entre ramos de atividade e porte da empresa. Mas, no mínimo, um acréscimo de 20% é justo para o CLT virar PJ.
Como tem muitas variáveis envolvidas, e tudo é negociável, não é incomum no mercado (sobretudo de TI) vermos PJ ganhando 30%, 40% e até 50% a mais do que se fossem CLT.
Agora que você já sabe o quanto pedir a mais no regime PJ, veja como conduzir uma negociação salarial com justiça e coerência (para os dois lados).
Última atualização em 11/07/2020.