Em meio a tanta tecnologia e inovação no decorrer dos anos, o mercado de trabalho para o profissional de TI continua se expandido. O número de contratações tem se mantido estável em meio à crise, mas a quantidade de exigências a esses profissionais também.
Segue abaixo algumas das características mais buscadas pelos recrutadores quando se trata de tecnologia:
Fiel com dados confidenciais: Devido ao aumento da tecnologia, aumentam-se também as ameaças, como o risco de perda ou vazamento de dados confidenciais. As empresas têm dado cada vez mais espaço ao armazenado nuvem (cloud storage), ou seja, fora do ambiente físico. Desta forma, a preocupação com monitoramento, concentração e atenção deste profissional à segurança dos dados tem sido uma das características marcantes.
Mantém-se atualizado com a tecnologia: Cada vez mais frequentemente, o mercado é impactado por uma nova tecnologia ou nova aplicação de algo já existente. Em mercados pejotizados é muito comum os profissionais serem alocados em trabalhos temporários, conhecidos como “projetos”, seja de meses ou anos.
Os projetos curtos têm seu lado bom: a oportunidade de adquirir e desenvolver um conhecimento novo. A agilidade nesse sentido tende a gerar grandes vantagens para o profissional.
Pensamentos criativos: Não adianta ter aptidões apenas operacionais, se o que falta mesmo são ideias inovadoras. É supervalorizado o profissional que tem dicas para dar, é criativo e, principalmente, consegue propor aplicações coerentes de algo novo no cotidiano da empresa. Por coerente, entende-se: gera algum benefício prático. O perfil tecnológico muitos têm e se aperfeiçoam sempre, porém o inovador, que sabe vender suas ideias, tem consigo um diferencial entre os colegas. Este brilho muitos não conseguem nem procuram desenvolver. Ou seja, o lado mais buscado nas empresas.
Bom relacionamento interpessoal: Conhecidas como soft skills, estão cada vez mais em alta. Aquele que além de ser inteligente em suas funções sabe lidar com pessoas e tomar posturas que tornam o ambiente o melhor possível.
Saber resolver problemas complexos: aquele que se especializou, tem o domínio da tecnologia e sabe expressar com clareza aos demais a solução de algum problema, se diferencia dos demais. A capacidade de persuasão ao vender sua ideia pra solucionar problemas se destaca por sua visão criativa e tecnológica.
Resiliência: O profissional de tecnologia antes mesmo de atuar na área em que deseja, pode passar por algumas trajetórias de insucesso em sua carreira. Quem tem resiliência sabe aproveitar bem essas oportunidades para adquirir conhecimento e prática, coisa bastante interessante para o mercado tecnológico. As empresas não buscam pessoas engessadas, robôs, porém aqueles dinâmicos que ampliam pró-ativamente sua visão.
Como se destacar em cada área
Digital: Por mais que não seja tão comunicativo, seu perfil técnico operacional é essencial para fluir atividades concentradas em resultados e entregas, principalmente quando se trata de desenvolvimento ou afins. Mesmo atuando de forma isolada, são muito valorizados pela experiência prática e linguagem técnica.
Projetos: O perfil comportamental deste profissional exige uma linguagem corporal (entende-se: ser expressivo, ter postura, saber gesticular, etc.) mais aflorada. O fator da sua linguagem para negócios e o mercado torna-se importante para engajar pessoas nas atividades, relacionar bem com gestores de outros projetos e atingir uma boa comunicação a toda equipe.
Infraestrutura: O perfil do profissional que trabalha com infraestrutura de um projeto exige dele comprometimento. Por exemplo, em algumas empresas é comum que este profissional chegue ao pico de seu serviço durante uma madrugada! Seja por questão de teste de sistemas ou operação normal. Sua característica costuma ser a de passar confiança caso algo dê errado e precise de uma solução emergencial.
Graduada em RH e MBA em Gestão de Pessoas. Sólida experiência em Recursos Humanos, especialmente Administração de Pessoal, encargos, recrutamento e admissão.